Quem somos

A Candeia Encantada tem a valência de Pré Escolar e recebe crianças dos 3 aos 6 anos com capacidade para 22 crianças..
O nosso colégio existe há mais de 50 anos outrora como Externato Infantil a Candeia e em 2014 sofreu uma mudança de gerência e nome, passando a chamar Externato Infantil A Candeia Encantada.
Partilhamos um espaço onde todos são importantes, potenciando os talentos individuais, com a inclusão de todos através do respeito pelos ritmos de cada aluno.
Partilhamos experiências, acompanhamos o crescimento dos alunos que já saíram, recebemos os irmãos, acabando por sermos todos uma grande família.
Uma família que se interessa e acolhe aqueles que numa primeira fase das suas vidas frequentaram a nossa escola.
Sabemos por experiência que a qualidade das relações humanas é o que liga cada um de nós e que alimenta o desenvolvimento do potencial humano.
O afeto que desenvolvemos por cada e em cada criança é a chave do sucesso dos nossos alunos, que quando terminam o pré-escolar e integram uma turma do 1º ciclo, numa outra escola, são reconhecidos como crianças bem preparadas em termos de conteúdos, equilibradas e essencialmente felizes.

 

A nossa Missão

O Desenvolvimento sócio-afetivo de cada criança é, para o Externato “A Candeia Encantada”, a principal missão como agente educativo.

CRESCER implica AFETO.

Crescemos e aprendemos com quem estabelecemos laços afetivos. É o afeto que nos dá a confiança e a coragem para lidar com a difícil tarefa que é crescer, todos os dias um pouco mais.

Somos um Externato familiar onde todos se conhecem, partilhamos experiências, acompanhamos o crescimento dos alunos que por terem crescido já frequentam outros níveis de ensino, temos os irmãos acabando por ser todos uma grande família que continua a interessar-se e a acolher aqueles que numa primeira fase das suas vidas frequentaram a nossa escola.

Temos a noção por experiência própria que a qualidade das relações humanas é o que liga cada de um de nós e que alimenta o desenvolvimento do potencial humano.

Conhecemos o papel que as emoções têm no processo de ensino-aprendizagem. Sabemos como o bem-estar e a alegria influenciam determinantemente quem ensina e quem aprende algo. O prazer na tarefa faz-nos focar plenamente, envolver-nos com tal entusiasmo que perdemos a noção do tempo e nos superamos a nós próprios. O prazer na tarefa, a curiosidade, a vontade em aprender, gera competência, confiança e segurança que só o “saber fazer” permite. É, deste modo, que surge a motivação intrínseca, como resultado da autoconsciência da capacidade e criatividade para gerir e vencer desafios, fazendo-nos querer ir mais longe e transportando-nos a mais elevados patamares de ambição no projeto de vida individual em construção.

A família é o primeiro interveniente educativo da criança e, como tal, não há ninguém que conheça tão bem a sua criança como a sua família.

Tendo em conta este fato, torna-se necessário haver uma grande relação entre os dois intervenientes da vida da criança: a família e a escola. Para que esta relação seja de entreajuda, compreensão e de continuidade educativa é indispensável que quer a família, quer os profissionais de educação estabelecem contato entre si e estabeleçam uma relação de confiança.

É esta relação de confiança entre os profissionais de educação e a família que vai permitir que a criança se sinta segura, que confie, igualmente, na instituição e nos profissionais de educação, que se sinta desejada, acolhida.

Traçamos atividades que envolvam as famílias, não só para que as famílias participem ativamente nas atividades escolares, como também para que criem uma relação de proximidade com a escola, fomentando a comunicação entre todos.

 

 

As nossas instalações

SALAS de ATIVIDADES / CASA DE BANHO E REFEITÓRIO

 

RECREIO