Projeto Educativo

O Projeto Educativo do Externato “A Candeia Encantada”, tem como objetivo promover e estimular cada criança de acordo com a sua idade e nível de desenvolvimento contribuindo para o desenvolvimento integral das crianças em todas as áreas (cognitiva, social, motor, afetiva) e também cultural.

Através de um processo ensino-aprendizagem mediado por recursos expressivos iremos contribuir para um maior interesse, curiosidade e gosto pelas várias áreas. As propostas de trabalhos deverão proporcionar às crianças o saber pensar, o saber fazer, inovando e construindo conhecimentos e participando ativamente no seu próprio crescimento, sempre orientado pela sua experiência, pela dos seus colegas e dos educadores.

A construção deste Projeto Educativo representa a vontade e o interesse em responder aos valores de uma comunidade educativa ativa, responsável e coerente. Os nossos alunos são a nossa prioridade, o horizonte que pretendemos e queremos servir.

Tema Projeto Educativo: “Nós e o Mundo”  

O Tema do nosso Projeto Educativo: “Nós e o Mundo”, irá ser implementado durante os próximos três anos.

Este ano iremos desenvolver o SubTema “Nós, pequenos cientistas”

Neste sentido, de acordo com o tema escolhido, assumimos o compromisso de desenvolver, explicitamente estratégias pedagógicas que incentivem, através da observação e da manipulação, a participação na procura de respostas e na resolução de problemas práticos, sendo incentivadas, desta forma, para a experimentação e para a pesquisa.

Através de uma história, os alunos são questionados e levados a pensar produtivamente, para arranjar soluções.

Cada História, levanta um problema e o aluno tem de formular hipóteses, experimentá-las e tirar conclusões.

Este projeto deriva da crescente capacidade que a criança tem de questionar o mundo à sua volta e da sua curiosidade de saber. Assim, com este projeto, procura dar-se relevância aos processos de aprender: A capacidade de observar, o desejo de experimentar, a curiosidade de saber, a atitude para criticar e a satisfação por descobrir e partilhar com os outros as suas descobertas.

O ensino das ciências através das experiências é um fator imprescindível para, em simultâneo com a aquisição dos conteúdos de ciências, desenvolver processos científicos/capacidades investigativas que podem ser transferidas para outras áreas do saber. Esta abordagem das ciências leva as crianças a desenvolver competências cognitivas, a par de competências psicomotoras e sócio-afectivas, como a cooperação, a iniciativa, a ajuda, o respeito e a responsabilidade. muito importantes particularmente ao nível do jardim-de-infância.

Metodologias

Ensino Tutorial/ Inteligências múltiplas

O Ensino Tutorial, é um Ensino Individualizado que permite identificar de forma mais exata as dificuldades e as aptidões de cada um dos nossos alunos, com o objetivo de fomentar o seu desenvolvimento.

Deste modo o nosso ensino, baseia-se trabalhar com o aluno de uma forma mais individualizada, organizando e aplicando estratégias mais adequadas às suas necessidades educativas.

Com o intuito de melhorar a sua operacionalização, e para que se possa obter resultados cada vez melhores, procurámos integrar neste método um pouco da Teoria das Inteligências Múltiplas. Teoria proposta por Howard Gardner, psicólogo cognitivo e educacional, que defende que:

-Todos os alunos são diferentes

-Os alunos não aprendem todos ao mesmo tempo

– Todos possuem as mesmas formas de inteligência , que se manifestam em idades diferentes -Todas as formas de inteligência se podem desenvolver, exercitando-se

– Cada criança possui habilidades diferentes, uma maneira de aprender e de pensar diferentes

– Gardner identificou as Inteligências Linguística, Lógico-Matemática, Espacial, Musical, Cinestésica, Interpessoal e Intrapessoal– que são independentes umas das outras mas raramente funcionam isoladamente.

Trabalho de Projeto

O trabalho de projeto consiste na procura do saber no aluno e através do aluno. Aos alunos cabe-lhes escolher e dividir entre si as tarefas, bem como proceder à sua execução, estando subjacente a planificação das atividades. Este tipo de trabalho exige, portanto, capacidade de gestão do tempo e das tarefas. O Educador orienta e medeia as relações entre os intervenientes.

Uma das caraterísticas mais marcantes do Trabalho de Projeto é o papel do aluno no processo de aprendizagem; o trabalho está centrado nos alunos porque são eles que escolhem os temas, os problemas dos projetos que vão desenvolver, investigar e apresentar o produto final.

Experimentação

A Experimentação, como metodologia, tem um papel primordial na construção do próprio conhecimento.

O ensino das ciências através das experiências é um fator imprescindível para, em simultâneo com a aquisição dos conteúdos de ciências, desenvolver processos científicos/capacidades investigativas que podem ser transferidas para outras áreas do saber.

Esta abordagem das ciências leva as crianças a desenvolver competências cognitivas, a par de competências psicomotoras e sócio-afectivas, como a cooperação, a iniciativa, a ajuda, o respeito e a responsabilidade. muito importantes particularmente ao nível do jardim-de-infância.

Equipa Pedagógica

No que se refere à equipa pedagógica é composta por uma docente, a Educadora/Diretora Pedagógica Patrícia Ferreira, que assegura toda a componente letiva, uma professora de Karaté, uma professora de Dança, uma professora de Inglês, uma professora de música, uma professora de robótica e duas Auxiliares de ação educativa .

As Auxiliares têm a função de apoio à sala, assegurado por Patrícia Susana Lobo e por Maria Fernanda Simões. O Apoio é dado sempre que necessário.

Para além dos apoios anteriormente mencionados temos ainda algumas atividades extracurriculares tais como o karaté assegurado pela professora Marta, a dança assegurado pela professora Ana Beatriz, a música assegurada pela Professora Joana Monteiro e o Inglês assegurada pela professora Margarida Ferreira.

Estas atividades são praticadas nas próprias instalações do Externato, tendo todas elas uma carga horária de uma hora semanal.